Processos de Gestão de Fornecedores

Publicada em 01 de junho de 2018

Facebook

Linkedin

A gestão de fornecedores é a soma dos processos necessários para que uma empresa que realiza compras profissionais ou estratégicas, gere relações positivas com todos os seus fornecedores.

❝ Estes processos garantem que todos os fornecedores cumprem com as politicas de compras, códigos de ética, compliance e outras obrigações das empresas compradoras. Isto beneficia a transparência e os bons negócios reduzindo riscos para todas as partes .❞

A homologação de fornecedores é o processo que garante o cumprimento das politicas. Ela deve ser realizada com todos os fornecedores finalistas em concorrências e repetida cada vez que seja necessário realizar novos convites, aditivos de contrato e avaliações de desempenho dos fornecedores.

A Sertras ajuda a cumprir os objetivos da Homologação de Fornecedores com seu serviço denominado Certificação de Fornecedores.

Como funciona a Certificação da Sertras?

A Certificação de Fornecedores da Sertras substitui os processos de RFI (Request For Information) das empresas compradoras. Qualquer empresa compradora que concorde e assine o acordo de confidencialidade da Sertras, pode ter acesso à informação dos fornecedores certificados porém, os fornecedores são livres de decidir para qual empresa apresentam a sua informação.

Clique aqui para ver os temos e condições do serviço de certificação para fornecedores.



Os passos da certificação são:

1.- O fornecedor deve aceitar por escrito o inicio do processo. Não ha renovação automática, todos os anos deverá renovar a aceitação;

2.- A Sertras analisa o CNPJ e os Códigos de Atividade Econômica – CNAE do fornecedor. Isto permite obter a lista de documentos obrigatórios que devem ser verificados no processo de homologação;

3.- A Sertras procurará na internet todos os documentos possíveis. Após essa ação, a Sertras enviará uma lista com a documentação que o fornecedor deve enviar. O objetivo é que o fornecedor envie somente o que não conseguimos obter. Cada vez que recebemos documentos é realizado um check list e informamos por e-mail se está tudo correto ou se faltou algo;

4.- Quando o fornecedor envia todos os documentos ou, quando vence o prazo para envio, a Sertras preenche os questionários de homologação transcrevendo a informação dos documentos que possui.

5.- É muito difícil reprovar a homologação já que somente são solicitados documentos que são obrigatórios por lei. Os documentos que não são obrigatórios somente afetam na nota da homologação.

Caso a homologação seja reprovada ou nota baixa: A Sertras informará o que deve ser feito para regularizar ou melhorar a nota;

Caso a homologação seja aprovada: A Sertras monitorará vencimento de documentos avisando por e-mail quando seja necessário enviar novos. Também poderá ligar para solicitar documentos caso algum comprador solicite atualização de forma direta.

❝ A Sertras realizará a homologação cada vez que seja necessário por 12 meses contados desde a data de aceitação do serviço.❞

Benefícios para os Fornecedores

Divulgação: A informação pública é divulgada na web para qualquer usuário. A informação privada somente é divulgada para os usuários das empresas compradoras que assinam o acordo de confidencialidade. Os compradores profissionais confiam e utilizam a informação de homologação da Sertras já que lhes economiza tempo e podem auditar o resultado de forma imediata. Todos os documentos estão disponíveis para verificação na plataforma.

Economia: Um pagamento anual garante que a homologação será feita e vista por todos os compradores com convenio. Cada comprador tem as suas próprias regras. A Sertras orienta para que cumpra com as regras de todos.

Transparência: Quando você responde uma RFI, você sabe como foi avaliado? O processo da Sertras é transparente. Você vê a sua informação da mesma forma como é vista pelos compradores. A homologação é realizada utilizando critérios rígidos e imparciais. Caso detecte um possível erro, pode nos avisar e verificaremos ou justificaremos a ação. É importante lembrar que nós assessoramos os compradores com respeito ao processo porém cada comprador ordena as suas próprias diretrizes.

Sem conflito de interesses: A Sertras cobra pelo esforço da certificação. Não temos nenhuma participação nas negociações dos compradores. Não realizamos compras para empresas compradoras. Não pagamos nada às empresas compradoras pelo serviço realizado. Somos uma empresa privada e independente, nenhuma empresa compradora, instituição publica ou cliente tem participação alguma na nossa administração.

Multi-setor: As técnicas de homologação variam de empresa a empresa e não de setor para setor. Os nossos compradores são dos mais diversos setores como telecomunicações, turismo, entretenimento, energia, mineração, fertilizantes e outros. Cada vez que damos acesso a um novo comprador o fornecedor somente ganha mais visibilidade*.

IMPORTANTE: Cada empresa classifica seus fornecedores de acordo ao risco que representam para ela. Você pode estar certificado como risco baixo (Certificação Prata) e esta certificação pode ser suficiente para a maioria dos compradores porém, você pode ser considerado estratégico por algum comprador em particular, se esse for o caso, você será avisado para que faça um upgrade. Não fazer esse upgrade pode deixar a sua empresa invisível para o comprador que exige esse tipo de homologação.

Classificação mais justa: A sua empresa somente deve homologar caso tenha contrato vigente com alguma Empresa Compradora Premium ou seja finalista em concorrência de Empresas Compradoras Premium. Caso não tenha contato ou somente queira estar disponível em um “vendor list” pode realizar o cadastro simplificado. Este cadastro simplificado ou pré-cadastro não tem custo para a sua empresa. Alguns compradores solicitam documentos ou ações adicionais nos pré-cadastros (ou também chamados de cadastro simplificado), por exemplo a Galvani exige que todos os fornecedores que realizam o cadastro simplificado preencham o documento chamado IDD que é o documento de compliance da Controladora Yara. A TAESA exige comprovante bancário. Cada empresa tem as suas regras nos somente os ajudamos a cumpri-las.

Para maiores informações utilize os seguintes canais:
a) Telefones: +55 (21) 2018 0156 ou +55 (11) 3181 7714
b) e-mail: contato@sertras.com
ou nas nossas redes sociais.

Não ha arquivos nesta publicação