Homologação

Homologação e Avaliação de Desempenho de Fornecedores

Publicada em 27 de Dezembro de 2016

Facebook

Linkedin

A gestão de relacionamento com fornecedores – SRM é parte dos processos de compras estratégicas que hoje em dia são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.

❝ Dentro da gestão de relacionamentos existem dois processos muito importantes que são a Homologação e a Avaliação de desempenho dos fornecedores.❞

A homologação de fornecedores recebe vários nomes como, qualificação, certificação, cadastro e deve ser utilizada para adicionar novos fornecedores nas listas (Vendor List) de das empresas compradoras já que garantem que os fornecedores estão alinhados com as políticas internas da empresa. Este processo deve ser repetido anualmente com os fornecedores contratados já que apesar de estarem cumprindo com o serviço, existe a possibilidade de que já não compartilhem mais os mesmos valores que a empresa compradora verificou no inicio do relacionamento.

Por outro lado, a avaliação de desempenho busca, conhecer os fornecedores já contratados para comprovar que os produtos ou serviços vendidos estão sendo entregues da forma como foram contratados e se existem melhorias ou outras desviações.

Com respeito a periodicidade da aplicação de ambos processos não existe uma regra. As empresas compradoras com melhores índices de Responsabilidade Social e que possuem processos de compras estratégicas maduros, normalmente avaliam o desempenho dos fornecedores mensalmente e homologam todos os fornecedores uma vez por ano ou a cada concorrência onde eles participam.

Outro dado importante sobre as homologações é que não necessariamente são documentais. Muitas delas dependendo da criticidade do produto ou serviço, precisam ser complementadas com auditorias em campo lideradas normalmente por um funcionário da empresa compradora e executadas por parceiros.

Ambos processos devem ser objetivos e gerar uma nota para os fornecedores. Sem isso é impossível comparar e comprovar a melhora contínua. Uma homologação sem nota é um cadastro e uma avaliação desempenho sem nota é uma pesquisa.

Finalmente para que servem estes processos?

Reduzir riscos nas compras, promover a transparência, entregar feedback aos fornecedores, cumprir com os requisitos do Pacto Global das Nações Unidas, do Índice de Sustentabilidade Empresarial BOVESPA, Índice Down Jones, ISO 9001, Norma Europeia de Compras, UNE 15896, atender requisitos de compliance, entre tantos outros benefícios.

Aproveito para convidá-los a seguir a nossa pagina do Linkedin. Estamos estudando e publicando artigos técnicos além de oportunidades para fornecedores que permitam ajudar a melhorar a Gestão de Relacionamento.

Não ha arquivos nesta publicação