Matriz de Krajlic

Modelo de Krajlic

Publicada em 30 de Dezembro de 2016

Facebook

Linkedin

O que é a Matriz de Krajlic?

Uma das técnicas mais usadas para selecionar estratégias de compras baseadas em produtos e na relação entre risco e custos diretos é a matriz de Krajlic.

A Matriz de Krajlic foi apresentada massivamente pela primeira vez no artigo “Purchasing must become Supply Management” na edição de setembro – outubro de 1983 da revista Harvard Business Review.

Em palavras simples, a matriz de Krajlic possui duas dimensões básicas:

a) Preço ou impacto no lucro;

b) Risco de fornecimento ou impacto na empresa.

Matriz de Krajlic

 

Estas duas dimensões geram quatro quadrantes onde são alocadas as categorias de fornecimento. Nossa equipe utiliza o terceiro nível do código UNSPSC denominado “classe”, porém quem trabalha com o CNAE 2.0 normalmente utiliza o nível “grupo”.

Dependendo do quadrante onde estão as categorias, são definidas as estratégias de compras, algumas destas estratégias são as seguintes:

 

1.- Categorias de Rotina (Não críticos): Normalmente representam a maioria dos nossos fornecedores. As compras são de baixo preço e os produtos não afetam significativamente a operação da empresa. Para estes produtos são usadas normalmente estratégias de padronização de produtos, otimização de estoques, e gestão do volume de pedidos.

2.- Categorias de Gargalo: Estes produtos ou serviços devem ser tratados com precaução já que a falta deles pode causar diversos problemas para a empresa. É muito importante conhecer os fornecedores, negociar garantias de entregas, possuir estoques de seguranças e planos de contingência.

3.- Categorias de Alavancagem: Para este tipo de produto ou serviço que são de alto custo porém não afetam diretamente a produção da empresa, o comprador normalmente explora o seu poder de compra. Aumentar a quantidade de fornecedores concorrentes, definir objetivos de preços e realizar negociações mais duras são as estratégias mais utilizadas.

4.- Categorias Estratégicas: Estas categorias devem ser tratadas com foco no desenvolvimento de parceria de longo prazo. Realizar análise de riscos, avaliações de desempenho, utilizar modelos de otimização, gerar modelos preditivos de preços, entre outras estratégias podem ser utilizadas. Os compradores conhecem melhor os fornecedores destas categorias.

Os Fornecedores sempre investigam para saber em qual quadrante eles estão e assim definir as suas estratégias de venda.

❝ Os compradores também devem saber em que quadrante estão (como clientes) para os seus fornecedores. Um comprador que considera uma categoria estratégica e, para os fornecedores dessa categoria ele é um coprador não crítico, pode ter problemas graves de suprimento ou qualidade.❞

Desenhamos um arquivo em Excel para que vocês possam criar a sua própria matriz de Krajlic e usá-la na sua empresa.