Você sabia que no dia 17 de maio de 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde?
Devido a isso, o dia 17 de maio foi escolhido como mais um dia para promovermos e apoiarmos a igualdade de direitos dos homossexuais e da comunidade LGBTQIA+.
Infelizmente, o Brasil tem ainda altos números de casos de violência contra homossexuais. A cada hora, uma pessoa LGBTQIA+ é vítima de agressão física no país. E além da agressão física, existem agressões verbais extremamente frequentes, desafios para inserção no mercado de trabalho, dificuldade de acesso à educação e outras violações de seus direitos.
Devido a todo o preconceito e dificuldades, o dia 17 de maio é um dia de motivação para que a sociedade reflita sobre a importância do respeito às diferenças. É importante nos preocuparmos com o que o outro pode sentir, tomar cuidado com as palavras, evitar o uso de “homossexualismo” e utilizar homossexualidade, já que o sufixo “ismo” remete à doença, e entre outros termos.