Os indicadores financeiros gerados a partir da análise de Balanço Patrimonial e DRE das empresas fornecedoras são acadêmicos. Isto significa que sempre chegarão ao mesmo resultado, portanto, a diferença entre a análise financeira realizada por diferentes profissionais é a experiência de cada um, seja realizando análises ou observando o mercado e as suas tendências.
Em 2014, a Sertras incluiu na sua malha de indicadores financeiros o Termômetro de Insolvência de Kanitz. Stephen Charles Kanitz, economista, mestre em administração pela Harvard Business School, e bacharel em contabilidade pela universidade de São Paulo, foi um dos precursores de análise de risco e crédito ao lançar, na edição 12 de 1974 da Revista Exame, o artigo “Como Prever Falências”. Esta análise de risco permitiu mudar a forma de outorgação de crédito para pessoas com menos recursos e pequenas empresas, já que até essa data, o crédito era benefício somente de riscos e grandes empresas.
Caso o indicador apresente como resultado “Insolvente”, significa que a empresa tem 70% de probabilidade de falir nos próximos 5 anos. Caso o resultado seja “Risco de Insolvência”, tem 30% de probabilidade de falir e, em caso de ser Solvente, tem 5% de probabilidade de falir.
Segundo o ministério da economia, no início de 2021, aumentou a falência das empresas em 22,9% e, ainda, de acordo com o IBGE, 20% das empresas vão à falência no primeiro ano e 70% antes de completar 10 anos.
Este indicador alerta às empresas – compradoras e aos próprios fornecedores – que se não fizerem nada, existe uma alta, média ou baixa probabilidade de falir.
Na análise financeira padrão da Sertras, este indicador representa 10% da nota de risco financeiro da empresa analisada. Alguns clientes, especialmente pós pandemia, aumentaram a relevância deste indicador para 30% ou mais.
Baixe aqui a nossa cartilha para aprender a calcular o Termômetro de Insolvência de Kanitz.
Fornecedor: Conhecer a saúde financeira da sua própria empresa baseados na informação gerada por vocês mesmos, lhes permite entender como são vistos pelo mercado e como isso pode gerar ações de melhoraria.
Comprador: Os indicadores financeiros são alertas. Um único novo contrato pode reverter a situação do fornecedor. Sugerimos que utilizem os indicadores e análises como alertas de risco e não como fator binário de aceite ou rejeição de um fornecedor.
Referências:
Termômetro de Kanitz – Identificando riscos de falência em um negócio e aplicando medidas para eliminá-los
Mortalidade das empresas cresce 23% no Brasil em 2021; saiba como evitar a falência do seu negócio | Aceleração contábil.