Como mencionado nos artigos anteriores, os fornecedores de risco médio são aqueles que apesar de não terem alto impacto financeiro, o produto ou serviço que oferecem pode afetar negativamente as operações da empresa com impacto social ou ambiental. Também consideramos fornecedores de risco médio aqueles cuja categoria possui exigências adicionais por força de lei como por exemplo CREA, OAB, Licenças de operação, entre tantas outras.
Entender quais são os requisitos específicos e demonstrar que eles são cumpridos não é uma tarefa fácil e por isso a Sertras criou a Homologação Ouro. Neste tipo de homologação os profissionais devem analisar o CNAE e entender exatamente o produto ou serviço que será vendido. Muitas vezes é necessário ligar para o fornecedor para entender em detalhe ou outras é preciso ligar para a área solicitante.
Alguns exemplos de fornecedores que precisam desta análise:
- Empresas de remédios e alimentos, que devem ser fiscalizadas pela Anvisa;
- Empresas de advocacia, que devem ser certificadas pela OAB;
- Empresas de fabricação de equipamentos, peças e outros, que devem ser certificadas pelo IBAMA e às vezes também pelo CREA.
Vocês sabiam que alguns cartões de CNPJ possuem CNAE onde o município dispensa a certificação. Por exemplo na semana passada recebemos uma empresa com o seguinte CNAE:
CNAE 7112-0/00 – Serviços de engenharia *Dispensada.
Isso está correto? Uma empresa pode prestar serviços de engenharia sem registro no CREA. A resposta não é fácil porém na nossa opinião a regra deveria ser igual para todos as empresas e por este motivo recomendamos que seja solicitado. A decisão final sempre é da empresa compradora.
Como a Sertras ajuda a realizar esta homologação?
Contamos com especialistas treinados que perante mudanças ou situações especiais sempre pesquisam, ligam e emitem um parecer técnico sobre a situação, solicitando sempre todos os documentos exigidos por lei. Além disso, os fornecedores recebem uma nota por cada documento enviado. Essa nota é uma referência para a tomada de decisão do comprador, que também deve considerar fatores técnicos, preço e prazo para efetivamente contratar o fornecedor.
Na Homologação Ouro a Sertras solicitará todo e qualquer documento necessário para demonstrar a idoneidade do fornecedor.
Nas Homologações Prata e Ouro, dependendo da categoria, a Sertras já consegue demonstrar 100% de idoneidade do fornecedor com respeito aos requisitos exigidos por lei. Lembrando que a Homologação prata está recomendada para fornecedores de Risco Baixo e a Ouro para fornecedores de Gargalo.
A Homologação Ouro da Sertras atende todos os requisitos necessários e garante, através do processo de homologação dos fornecedores, o cumprimento dos documentos mínimos exigidos por lei para operar além dos documentos específicos para atividade e documentos de saúde e segurança.
Entendeu quais fornecedores devem realizar a homologação prata? Acompanhe os próximos materiais e entenda sobre as demais homologações realizadas na Sertras.
No blog da Sertras você encontra todos nos nossos conteúdos. Acesse-o através do botão abaixo: