Na contratação de um fornecedor estratégico, um dos principais pontos a se analisar é a saúde financeira, mesmo nos casos em que o fornecedor já possui um faturamento recorrente com a empresa e é bem avaliada na entrega do serviço.
Os fornecedores estratégicos impactam diretamente a nossa operação e por isso sempre devemos saber se carregam ou não problemas financeiros para medir e mitigar os riscos e impactos.
A definição de um fornecedor estratégico é feita pela própria empresa que está contratando, já que ela detém do conhecimento de quais atividades podem ou não afetar diretamente a sua produtividade. Um bom exemplo seriam os fornecedores de matéria prima de uma indústria, que apresentam risco direto em parada de linha de produção, podendo impactar no produto final do contratante. Para o mesmo exemplo, os fornecedores indiretos, como material de limpeza, tendem a exigir uma análise financeira menos rígida, pois o impacto do não fornecimento é baixo, mas não estão isentos de serem avaliados financeiramente, tudo vai depender do valor do contrato com este fornecedor.
As empresas que não realizam este tipo de análise dos seus atuais ou possíveis fornecedores, podem sofrer grandes impactos, como o atraso na entrega e até a interrupção do fornecimento.
Os pontos a serem avaliados em uma análise financeira de fornecedores são:
- O histórico da empresa
- Há quanto tempo está no mercado
- Serviço prestado
- Valor de contrato
- Tempo de contrato.
- Informação no órgão de proteção ao crédito (Serasa).
- Informação sobre dívidas tributárias
- Balanço Patrimonial e Demonstrações dos Resultados (mínimo 2 anos)
- Contrato Social.
Esses elementos são a base para uma análise financeira, para determinar se o fornecedor será uma fonte confiável ou não de fornecimento. Através dos índices financeiros é possível mensurar se um fornecedor pode investir em recursos, a capacidade de pagamento de suas obrigações, como funcionários, bancos, fornecedores e afins.
Além disso, é possível identificar se o fornecedor tem condições de continuidade de negócios nos próximos 12 meses, se possui probabilidade de falência nos próximos 5 anos e também medir a dependência financeira deste fornecedor com o contratante.
A Sertras realiza a coleta da documentação do fornecedor e compara com fontes públicas e privadas. Nossa tecnologia garante acesso a um banco de dados limpos e permite que nossos especialistas emitam pareceres ainda mais assertivos, mitigando o risco para ambas empresas.
Entre em contato conosco e conheça o nosso serviço de Análise Financeira de Fornecedores.