Hoje, dia 27 de agosto, é celebrado o Dia do Psicólogo, e temos o prazer de apresentar a psicóloga da Sertras, Thays Teixeira.
Thays é responsável pelos processos de recrutamento e seleção, tornando-os cada vez mais profissionais e, ao mesmo tempo, acolhedores. Além disso, ela trabalha diariamente para a melhora na integração da equipe, estudando formas de tornar o ambiente de trabalho cada vez mais receptivo e prazeroso para os nossos colaboradores.
A seguir, apresentamos algumas perguntas e as respectivas respostas da nossa psicóloga para que possamos mostrar um pouquinho do seu trabalho dentro da empresa.
Como você enxerga a importância de um psicólogo dentro de um ambiente organizacional?
Assim como em qualquer ambiente, a presença desse profissional se faz necessária para manutenção da saúde das pessoas, nesse caso específico a saúde dos colaboradores.
O psicólogo é o profissional para uma análise profunda e pontual do ambiente e de como essas pessoas se comportam no espaço da organização. Ele é o responsável por conhecer, pesquisar as particularidades, oferecer ferramentas e sugestão de recursos para a Gestão Superior criar trilhas visando o desenvolvimento e treinamento desses colaboradores que constituem a organização, auxilia também no acolhimento, autoconhecimento, entre outras inúmeras possibilidades. É o facilitador de um setor de RH mais humanizado.
Quais benefícios esta nova função está trazendo para a Sertras? Quais mudanças estão acontecendo?
O primeiro benefício que a função trouxe para a Sertras, foi a melhoria nos processos de recrutamento e seleção, conhecendo esse talento que chega, proporcionando uma integração afetuosa, melhorando ainda mais o procedimento já estabelecido.
Nossa gestão tem um olhar amplo e visionário, quando se trata do bem estar dos colaboradores, a decisão da minha chegada foi justamente para garantir suporte em relação ao que eles já enxergavam, exerciam e podiam fazer enquanto líderes. Sabe, quando se percebe dentro do caminho certo, e uma confirmação surge? Então, aconteceu assim com nossos gestores.
A criação de planos de ação para melhor desempenho da equipe e juntamente com a coordenação técnica desenvolver trilhas de conhecimento para nossos colaboradores, proporcionar aconselhamentos psicológicos e o que mais for permitido.
E os benefícios que essa entrada trouxe pra mim, porque benefícios sempre são via de mão dupla, foi assumir esse papel de crescimento profissional, para mim tem sido gratificante e uma fonte enorme de conhecimento e oportunidades. E o principal é ser quem eu sou, o tanto quanto me for possível.
E qual é a sua contribuição diária nessa evolução?
Eu acredito que a contribuição da psicologia se atenta em proporcionar melhores interpretações de mundo e de si quando se fala da percepção do indivíduo. Ainda tenho um caminho longo, para conseguir acessar todas as pessoas que estão à minha volta, espero contribuir não só como uma boa ouvinte, como vem acontecendo, mas como alguém que pode oferecer soluções, parcerias e um caminho diferente a partir de questionamentos, que são importantes.
Minha maior contribuição é ser alguém para ir/estar junto, ser uma ponte entre as questões pessoais x questões profissionais.